NORMAS PARA INSCRIÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

NORMAS PARA INSCRIÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

A seguir estão dispostas as normas de inscrição e apresentação de trabalhos no evento VIII SEMEX

1. Critério

Somente poderão ser inscritos no VIII SEMEX os trabalhos que, no seu corpo, apresentarem claramente natureza extensionista e se referirem a atividades de extensão cadastradas na PREXC.


2. Áreas Temáticas

Os trabalhos poderão ser do tipo Comunicação Científica ou Relatos de Experiências devendo estar incluídos em uma das seguintes áreas temáticas e respectivas grandes áreas:


Grande Área Áreas temáticas
Projetos culturais Cultura
Arte
Saúde Saúde
Educação Educação
Outros Comunicação
Direitos Humanos
Justiça
Inclusão Social
Meio ambiente
Tecnologia e Produção
Trabalho

3. Modalidade de Trabalhos

Os trabalhos a serem apresentados no SEMEX serão em duas modalidades: pôster e comunicação oral. A inscrição dos trabalhos, contudo, será feita sem distinção da modalidade, ficando sob a responsabilidade da Comissão Científica de cada Campus a definição dos trabalhos para a comunicação oral, conforme descrito no item 6, considerando a anuência do autor no ato da submissão.

Obs: Os trabalhos referentes à performance artístico-cultural ou documentário deverão se enquadrar nas modalidades de pôster ou comunicação oral.


4. Autoria

Cada trabalho poderá ser composto por, no máximo, 5 (cinco) autores, sendo um deles o Coordenador.

Obs. 1: Os trabalhos que não atenderem a estas especificações não serão aceitos.

Obs. 2: Somente receberão certificados os autores e coautores inscritos no VIII SEMEX.


5. Critérios de Avaliação para os trabalhos a serem apresentados no evento

A análise dos trabalhos será feita por avaliadores ad hoc no sistema anônimo, adotando os critérios e procedimentos informados para cada uma das modalidades de trabalho. Cada Campus constituirá seu corpo de avaliadores ad hoc.

Os avaliadores julgarão os trabalhos exclusivamente por sua natureza extensionista e sua qualidade.

No que se remete à natureza extensionista, será observado o enquadramento às seguintes diretrizes: interação dialógica com outros setores da sociedade, indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, interdisciplinaridade, impacto na formação do estudante e na comunidade atendida, ações desenvolvidas em comunidade de vulnerabilidade social.

No que tange ao segundo item, será observado o enquadramento às normas do Seminário, tais como: clareza do tema proposto, originalidade, coerência entre o título e o desenvolvimento do trabalho; inclusão em uma das áreas temáticas (definidas no item 1 destas normas); apresentação e discussão pertinente e relevante; organização do trabalho; consistência na construção do desenvolvimento do trabalho; coerência entre o(s) objetivo(s) e a conclusão do trabalho; procedimentos metodológicos; adequação da norma culta da Língua Portuguesa; referências segundo normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Obs. 1: Os trabalhos que não atenderem a estas especificações não serão aceitos.

Obs. 2: Não caberá recurso com relação ao resultado da análise do trabalho.


6. Formato dos Trabalhos

Somente poderão ser inscritos no VIII SEMEX os trabalhos que, no seu corpo, apresentarem claramente natureza extensionista e se referirem a atividades de extensão cadastradas na PREXC.


6.1.  Recomendações Gerais

Os resumos expandidos devem observar os critérios e procedimentos informados na proposta do evento, não podendo conter qualquer tipo de ofensa ou discriminação a pessoas e/ou ideologias.

O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade de seus autores. Ao submeterem seus trabalhos, estes concordam que os direitos autorais referentes a cada trabalho estão sendo cedidos para os Anais do Evento.


6.2 Normas Técnicas

a) Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente pela internet, através da página www.semex.ufpi.br, em formato DocWord, sendo que o tamanho não poderá exceder 2 MBytes.

b) O texto deve ser organizado em Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução (com bases literárias), Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões ou Considerações Finais e Referências. Se for o caso, trará, ainda, Tabelas, Gráficos e Imagens (limitadas ao tamanho do arquivo);

c) O resumo expandido deverá conter de 4 (quatro) a 6 (seis) laudas, incluindo Texto, Tabelas, Gráficos, Imagens e Referências;

d) O trabalho deverá ser apresentado em papel tamanho A4, com margens superior e esquerda de 3,0 cm, margens inferior e direita de 2,0 cm, em fonte Times New Roman, tamanho 12 para a fonte do corpo do texto, justificado e com espaçamento entre as linhas de 1,5 cm;

e) As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da ABNT, mais atual, no sistema autor-data (SOBRENOME, ano);

f) O texto deverá iniciar com o Título no alto da página, centralizado, em negrito e com letras maiúsculas apenas nas iniciais do título, na fonte Times New Roman, com espaçamento simples entre linhas. Solicita-se que o título esteja sucedido por dois pontos quando houver subtítulo.

g) Se o trabalho é vinculado a algum projeto de extensão, deverá ser apresentado o título do Projeto em nota de rodapé, citando o financiamento (IES/Agência de Fomento), quando for o caso;

h) Depois de dois espaços do Título, devem aparecer os Nomes Completos dos Autores, separados por ponto e vírgula, em fonte Times New Roman, tamanho 12, centralizados e grafados somente com as letras iniciais maiúsculas;

i) Em nota de rodapé (na 1ª página) deve vir a qualificação dos autores e a indicação das instituições de origem (Times 10), precedido pelo número correspondente a cada autor.

j) Demais questões de formatação devem obedecer à normatização mais recente da ABNT.

Obs. 1: Resumos enviados fora destas Normas Técnicas (item 5.2) serão desclassificados.

Obs. 2: A Revisão Gramatical deverá ser feita pelo(s) autor(es).


7. Orientação para apresentação dos trabalhos

Os trabalhos deverão ser apresentados em forma de Pôster e Comunicação Oral. Dos trabalhos avaliados pelos avaliadores ad hoc, a Comissão Científica local selecionará, entre 10% a 20%, os melhores trabalhos avaliados para apresentação em Comunicação Oral, dentre o número de trabalhos inscritos proporcionalmente nas grandes áreas existentes em cada Campus.


7.1. Comunicação Oral

É de responsabilidade do apresentador levar o arquivo de mídia eletrônica, em formato de apresentação do Microsoft PowerPoint (.ppt). No dia e local determinados, serão disponibilizados um projetor multimídia e uma CPU para a apresentação oral.

O autor deverá chegar ao local onde fará sua apresentação, pelo menos, 30 (trinta) minutos antes do início da sessão, identificar-se ao Coordenador(a) da sessão e fornecer ao operador de recursos audiovisuais o material para projeção. Cada trabalho terá no máximo 10 (dez) minutos para apresentação e discussão.


7.2. Pôster

O pôster deverá conter as seguintes medidas: 90 cm de largura e 1.20 m de altura. Deverá constar: título (que deve ser o mesmo do título do resumo expandido enviado), nome(s) do(s) autor(es), com a indicação da instituição/cidade/estado, introdução, objetivo, método, resultados, conclusões e referências. Os métodos e resultados poderão ser ilustrados com figuras, quadros e tabelas. As informações devem ser organizadas buscando apresentar e facilitar a compreensão das ideias centrais do trabalho.

É responsabilidade dos autores a confecção do pôster e a sua fixação no local indicado antes do início da sessão, na presença de um Monitor, devendo permanecer durante todo o período definido para apresentação (turno manhã), podendo permanecer exposto até o final da tarde para visitação.

A indicação do local é feita pelo número correspondente ao seu trabalho, conforme divulgado no site.

Para cada trabalho aprovado estará reservado, no dia da apresentação, um painel (cavalete) para fixação do pôster.

O limite de tempo para apresentação do trabalho será de no máximo 10 (dez) minutos.

A ausência do apresentador no horário do julgamento acarretará na desclassificação automática do trabalho. A ausência do Coordenador do trabalho trará prejuízos para o julgamento deste e a submissão de trabalhos futuros.

A retirada dos pôsteres ao final do dia ficará a cargo dos apresentadores, isentando-se os organizadores da guarda destes após o término do evento.

Obs.: Trabalhos não apresentados não receberão certificados.


8. Disposições Finais

A premiação ocorrerá no final do evento, em cada Campus, no qual serão premiados os melhores trabalhos selecionados para a Comunicação Oral, considerando a média de avaliação e de apresentação. A premiação ocorrerá da seguinte forma:

  • Primeiro lugar de cada grande área em cada Campus – Placa
  • Segundo e terceiro lugares de cada grande área em cada Campus – Certificado

Os trabalhos apresentados em forma de pôster também serão premiados com certificação, considerando a media da avaliação e da apresentação do pôster. A premiação será para o primeiro, segundo e terceiro lugares.

Em caso de empate, será considerada a maior nota nos critérios avaliados no trabalho, respeitando-se a seguinte ordem: natureza extensionista; impacto social; uso da metodologia pesquisa-ação participativa; estrutura e redação e coerência entre objetivos declarados e resultados alcançados.

Só serão premiados os trabalhos indicados cujo(s) autor(es) esteja(m) presente(s) na Cerimônia de Premiação.

A inscrição implica na concordância e na aceitação de todas as cláusulas e condições estabelecidas nestas Normas para Inscrição e Apresentação de Trabalhos.

Os casos omissos na presente Norma serão encaminhados à Comissão Científica do evento.


9. Cronograma

Data Evento Local
09/10/18 a 21/10/18 Submissão dos Trabalhos Inscrição
29/10/2018 Resultado da Seleção de Trabalhos Inscrição

Teresina (PI): 23 de agosto de 2018.
Coordenação Geral do SEMEX